São 50 ano de dia da Terra

abril 22, 2020




E que planeta tão lindo este em que vivemos não é?
E tão pouco que fazemos por ele!

Com certeza não foi a nossa geração que o tornou assim, não por completo, nascemos e as oportunidades de o estragar já cá estavam e as que não estavam foram surgindo. Também tenho a certeza que não foi por falta de aviso que as repetimos diariamente, vezes e vezes sem conta, chegamos mesmo o reclamar de medidas mais sustentáveis como foi na altura da introdução dos sacos recicláveis e o pagamento dos mesmos, porem, anos volvidos e todos nós vivemos muito bem com isso.

Hoje que é o dia dele, e com ele digo tudo o que nele existe, proponho que pensem no quanto sentimos falta da natureza que tanto exploramos, ela que está quase exausta de nos aturar, Pensem no quanto desejamos apanhar um banho de sol, ir à praia molhar os pés, sentar debaixo de uma arvore a relaxar, pensem no quanto gostamos dela no quão mal a tratamos.

Não somos nada sem ela e esta é a verdade.

Enquanto estamos fechados em casa, o planeta regenera, os animais e plantas reconquistam o que é seu por direito e nós ficamos pasmados a ver ao longe tudo isso acontecer.
Pedimos de mais para nós mesmos e na maioria das vezes pedimos com motivações erradas.
Tenho esperança que depois de passarmos por tudo isto tenhamos em conta tudo isto, que pensemos duas vezes antes de nos esticarmos num planeta que não é só nosso e onde somos na verdade o maior e mais perigoso parasita.
Ainda temos água potável, mares, rios, campos cultivados, camada de ozono, a fauna e a flora ainda resiste, todos sabemos que se não tomarmos uma atitude não teremos nada disto para sempre e é de um absoluto egoísmo a expressão "não vou estar cá para ver".
Esta pandemia que nos trouxe solidão, reclusão e morte foi a melhor coisa que aconteceu a tudo o resto que não seja humano, espero que tenha dado a todos os que ainda não a tinham uma melhor perspectiva sobre o impacto que temos no planeta.

Hoje o nosso amigo Google lembrou-me da importância das abelhas no nosso ecossistema, não é novidade para ninguém que elas estão em extinção, sim, as abelhas.



Sei que não será possível a todos fazer isso de imediato mas há uma coisa simples que todos podemos fazer por elas e é tão simples quanto plantar flores, elas preferem as flores brancas e amarelas assim como as de cor entre o azul e o violeta, temos muitas por onde escolher mas podem ver por exemplo estas:


Nós plantámos há dias girassóis e camomila. Vocês sabem que o meu polegar não é lá grande coisa mas já temos aqui uns belos pés de girassol e umas micro bebé camomila adoráveis, estamos só a aguardar pela terra para o jardim para as transplantarmos e as ver crescer.

Depois mostrem elas flores!

You Might Also Like

0 comentários

A vossa opinião é importante

@carpideira.euforica_blogue