E que truques são esses para lidar com a ansiedade Maria Carpideira?

janeiro 29, 2019


Sempre que falo sobre ansiedade e sobre a minha experiência com pessoas com a mesma condição a pergunta mais frequente é sobre como lido com ela e quais são as minhas formas de contornar a ansiedade.
Primeiro tenho que vos dizer que o que serve para mim pode nunca vir a servir para vocês pela simples razão de que somos diferentes e temos gostos diferentes.
Acho que o truque está em perceber o que nos faz sentir bem e relaxar, é meio caminho andado para encontrar uma porta de saída de uma futura crise. Depois, apesar de ser muito bom termos um qualquer mecanismo que nos faça acalmar em momentos de pânico, o importante é prevenir, ou seja, devemos ter tempo para todos os dias conseguirmos lidar com os nossos sentimentos e não os acumular. Quem diz sentimentos diz frustrações, diz dilemas, questões laborais e por aí em diante.
Levei praticamente um ano até perceber o que deveria fazer e a conclusão que cheguei é tão simples quanto sentir o nosso corpo porque assim como ele nos diz o que devemos comer quando está com algum défice nutricional ele também nos diz o que precisa para relaxar.
Eu percebi por exemplo que ir ao ginásio não era o ideal para mim, uma caminhada ou meio hora aos pulos aqui em casa com aquela playlist dos infernos de sempre me faz libertar mais energia do que uma hora a dar forte nas máquinas ou numa aula de zumba.
Não pratico Yoga ou Pilates á muito tempo, faço sempre que tenho necessidade uns alongamentos e garanto que o meu corpo me vai levando para o que eu preciso de esticar.
Leiam sobre o que é a teoria Mindfullness, é preciso encaixar isto nos nossos dias, seja na forma de meditação com direito a sentar e fechar os olhos ou a ouvir um podcast ou a pintar, por exemplo. Não desistam na primeira tentativa, leva tempo, não lutem contra esta ideologia abracem-na, vale a pena.
Aprendam a não dar tanto valor ás coisas más da vida e agradeçam o que têm, a gratidão é coisa muito bonita de se ter para connosco.
Tirem um bocadinho por dia para vocês e o vosso pensamento, é preciso, para alinhar decisões, para perceber atitudes, para criar planos, olhem, tirem, vão ver que só vos faz bem.
Agora a parte pratica:

  • Todos os dias sem exceção eu penso no meu dia, ao fim do dia, por vezes quando deito a miúda e enquanto lhe afago os caracóis, ou sentada na cama de olhos fechados, quando me sinto mais tensa uso uma aplicação e faço meditação guiada e no fim agradeço o que tenho e faço um plano mental de alguma coisa que poderia ter sido melhor ou alguma coisa que tenha que corrigir, tento sempre realizar no dia seguinte.
  • Sempre que me sinto mais tensa alongo o corpo, faço umas quantas respirações e recorro a massagens.
  • Durante a semana dedica uma meia hora do meu dia a dançar aos pulos aqui por casa ou a cantar aos berros, durante o fim de semana passeio com o resto da família, meia hora por dia para mim é o mínimo.
  • Como sou dada aos trabalhos manuais tenho sempre um projecto em mão para os tempos livres, quer seja uma cama nova para a gata ou uns guardanapos de tecido.
  • Dormir, ter uma rotina, é super importante, se não existe descanso óbvio que o resto não funciona bem, ter uma rotina é importante mas também é importante que não seja demasiado rígida para a podermos quebrar sem remorso.
  • Ter apoio médico é importante, tanto um psicólogo como um psiquiatra, deixem-se de nhónhós, que só os malucos recorrem a este tipo de valências, não faz sentido nenhum e de doidos todos temos um pouco.
  • Adoro esta moda dos livros de colorir para adultos, para mim são um must have.

Tenho aliás uma resma deles já coloridos que não sei o que fazer, pensei que vos podia enviar por isso se os quiserem podem enviar-me a vossa morada que eu posso desfazer-me deles e pode ser que vos fique bem aí em casa numa qualquer parede.

O resto é treino de mente e poder de enquadramento pessoal.

You Might Also Like

0 comentários

A vossa opinião é importante

@carpideira.euforica_blogue