Hoje é o dia do sonho.

setembro 25, 2020

Coisa mais linda não é?!

Até por volta dos 25 anos, ao acordar lembrava-me sempre de pelo menos uma parte do meu sonho, muitas vezes tinha aquela sensação gostosa de estar meia acordada meia a dormir e de alguma forma conseguir controlar o que queria obter do meu sonho. Depois deixei-me disso, com pena minha, acho que por chegar à cama mais cansada que antes.

Volta e meia os pesadelos também aconteciam, por exemplo, durante anos tive o mesmo sonho, sempre nas primeiras semanas de férias de verão, quando normalmente ia para a nossa casa na Costa, sonhava que ia de carro com a minha mãe e que ao passar a ponte da Barra a dita caia, eu tinha aquela sensação de quem está a cair e no sonho, era como se tivesse colocado pausa. Depois (ainda no sonho) acordava, a ria estava vazia e com areia, a minha perspectiva era de quem acordava deitada na areia, na minha frente só via um dedo a sair da areia, percebia que esse dedo era da minha mãe porque usava um anel em forma de elefante (este anel desapareceu uns anos depois), entrava em choque e acordava do pesadelo. Era horrível!!

Mas pior pior mesmo são as insónias, agora já não me ocorrem com tanta frequência mas na altura em que a ansiedade começou a apertar tive muitas, daquelas que moem, aliás, para mim é um alerta de que alguma coisa não está bem comigo, se não consigo dormir levanto-me e medito uma pouco naquilo que me possa estar a stressar e normalmente é nestas alturas que decido tomar medidas para mudar alguma coisa na minha vida e tomar alguma decisão que não me seja tão fácil, aprendi que se alguma coisa me tira o sono, então, essa coisa tem de ser resolvida rapidamente.

Eu tento ter uma rotina de sono equilibrada e persistente, nem sempre consigo, mas tento, ajuda-me muito com o meu transtorno e sendo hoje um dia dedicado ao sonho resolvi partilhar os meus truques:

- Há uns anos resolvi juntar-me ao 5AM Club mas percebi que 5 da matina era muito cedo para mim e depois de ler e perceber a metodologia adaptei para as 7 da manhã, para mim é o suficiente. Aconselho que leiam sobre o tema, vale a pena.

- Tenho um alarme às 22h30 para me começar a orientar para a cama, a esta hora obrigo-me a deixar de trabalhar e a relaxar qualquer coisa.

- 23h já estou metida na cama ou, por vezes, enrolada no sofá.

- O meu telemóvel entra em abrandamento, as aplicações deixam de funcionar com excepção do whatsapp, chamadas para um grupo familiar e SMS (Isto é recente, antes não levava comigo para o quarto).

- Tenho uma rotina de cuidado, cremes, cenas para cabelo, cuidados pessoas para o meu cérebro perceber que está na hora de dormir.

- A leitura ajuda-me mas tenho que colocar um travar, não leio mais do que um capítulo.

- O meu despertador toca às 7h, fico sempre um pouco na ronha e depois começa o dia.


Nem sempre corre bem e esta lista já leva 4 anos de ajustes, possivelmente se quiserem seguir um esquema destes terão de passar por outras etapas e perceber algumas coisas no meio delas mas neste momento para mim é isto. 

"Isto" ajuda-me imenso e apesar de não me lembrar dos sonhos agora consigo dormir e acordar descansada.

Espero que vos ajude a vocês e se precisarem de dicas já sabem, estou aqui!

You Might Also Like

0 comentários

A vossa opinião é importante

@carpideira.euforica_blogue