Era uma vez...Aquela Iguana

fevereiro 18, 2019

Já faz uns anos, largos anos, que na floresta perto da minha casa apareceu uma Iguana.
Esta Iguana, causava a maior sensação entre todos os animais da floresta...infelizmente, para a Iguana, não era pelos melhores motivos.
Acontece que por onde quer que a Iguana passasse toda a gente tinha algo a dizer, o que a deixava um pouco chateada. Um dia, estava eu a fazer um piquenique, vi a Iguana lá ao longe e junto dela estava um casal de patos, a Iguana passou e logo a senhora Pata disse ao marido:

- Olha só como é emproada, com aquela cabeça erguida tão alta que só tem olhos para o céu, deve ser para não ver os animais mais pequenos!
A dona Doninha que ia a passar juntou-se ao casal e acrescentou:
- E já viram bem aquele penteado tudo espetado?
- A minha amiga Raposa contou-me no outro dia que a Iguana lhe caiu aos pés num dia quente de verão, era muito mais verde na altura - Respondeu a senhora Pata.
- Pois foi e pois era, era verde mesmo muito verde, no meio das alfaces nem se via - Disse a Raposa que por acaso estava por perto e ao ouvir o seu nome resolveu parar.
- Peff, deve ser daquelas que tem a mania das modas - Comentou o senhor Pato já um bocadinho cansado da conversa.
- Mas o que me chocou nem foi a cor berrante, quando ela caiu e olhou para mim começou a correr e deixou para trás a cria.
- A CRIA!! - exclamaram todos ao mesmo tempo.
-Pois, e nem olhou para trás, nem voltou mais tarde nem na-da.
- O QUÊ!!! - Os 3 convivas estavam incrédulos
- É, deixou-me ali sozinha com aquela coisinha verde pequenina, eu não percebo nada de iguanas, nem sabia onde estavam os olhos mas o que é certo é que a cria se mexer e se contorceu durante bastante tempo que eu bem lá estive a ver sem saber o que fazer até que acabou por morrer.

Aquela Iguana, que só tinha ido num instante ao lago beber água foi e veio, claro que o grupinho não deu conta de nada disso. Aquela Iguana que acabou por ouvir a conversa toda estava já um pouco irritada e resolveu fazer parte da conversa, aproximou-se do grupo sem chegar a parar e disse:

- Aquela Iguana de que falam, nasceu e cresceu junto dos humanos. Um dia ao passear com o seu melhor amigo subiu a uma árvore e perdeu-se, nunca mais encontrou o caminho, esteve 2 semanas em cima da árvore até vir uma rajada de vento que a fez cair aos teus pés, Raposa, pensei que me ias comer, ainda penso, por isso, deixei cair a ponta do meu rabo que se ficou a mexer sozinho enquanto eu tinha tempo de me esconder. Não ando a olhar para o céu por me achar superior mas sim para não me magoar na barbela e isto - disse apontando para o penteado - é a minha crista e são assim grandes porque sou um macho. Já não sou tão verde é verdade, porque já sou adulto, passou muito tempo desde que cá me perdi e em nenhum desses dias algum de vocês me perguntou se precisava de ajuda.
Ficaram todos a olhar para Aquela Iguana, o casal de patos, a dona Doninha, a Raposa, os pássaros nas árvores e até as minhocas saíram da terra para o ouvir falar, ninguém teve a coragem de dizer nada.
Aquela Iguana, continuou o seu caminho, confiante e satisfeita.
Os outros?
Os outros perceberam que não se deve julgar ninguém só por aquilo que se vê ou se ouve dizer porque existe sempre uma outra versão da história e porque não há problema nenhum em se ser diferente.

You Might Also Like

0 comentários

A vossa opinião é importante

@carpideira.euforica_blogue