Hoje é o dia dos animais de quinta

outubro 02, 2017


Quando eu era pequena, na casa dos meus avós existiam imensos animais, eles criavam para comer, tivemos coelhos, galinhas, lembro-me de existir um perú, houve patos, gansos, galinhas das maiores ás mais pequenas, porcos e algures no tempo houve uma cabra. Cresci num meio rural onde ao fim do dia se ouvia o mugir das vacas e volta e meia ultimo folgo dos porcos, nunca gostei particularmente da parte da matança, nunca estive em casa para ver mas sabia que era assim porque tinha de ser.
Alguns anos mais tarde, já a viver em Lisboa, numa ida á feira do livro, ouvi uma senhora explicar ao filho que aquele animal rosado do livro (um porco) era o que eles comiam quando iam aquele restaurante dos hambúrgueres super conhecido, o que convenhamos, é mentira porque o raio da carne é de vaca, mas ainda assim o que me deixou a roçar a indignação foi o raciocínio lógico da coisa, não seria mais fácil dizer que é um animal de quinta, que faz oicoic ou coisa que valha?
Sei lá eu!
A conversa continuou e não foi melhorando, eu ouvi, nada disse, saí da tenda e nunca mais esqueci tal coisa, jurei a mim mesma que apesar de na minha casa já não existir tanta quantidade de animais diferentes um dia, quando fosse mãe, iria explicar e mostrar ao vivo e a cores o que é um animal da quinta á minha prol.
Como vocês bem sabe Cacóta Maria sabe bem o que é uma galinha, patos, gansos, porcos, cabras, and so on.
Sabe e gosta, sim ela volta e meia cheira a animais mas sabe destingir um galo de uma galinha, um pato de uma pata e obviamente que os gansos e cisnes não são a mesma coisa, sabe que as vacas são grandes, dão o leite e fazem mu, os porcos comem de tudo e existem os pretos mais pequeninos que segundo ela cheiram mal na mesma mas são mais fofinhos, ah, e os javalis tem uns dentes grandes para a frente.

A minha questão para vocês é a seguinte:

Os vossos filhos sabem o que são animais de quinta?
Sabem como são fofas as ovelhas?
Sabem que os coelhos fazem cocó ás bolinhas?
Sabem que as galinhas comem não só milho mas muitas outras coisas?

Mesmo vivendo na cidade, hoje em dia, não é desculpa, existem resmas de zoo, parques natural e mesmo quintas pedagógicas espalhadas pelo país, eles adoram, ide lá levar os pequenos!!
Abrem esta porta para o conhecimento.



Aqui em Aveiro existem algumas opções, tem algum tempo levámos a nossa filha a Quinta pedagógica de Aveiro, a miúda amou e apesar de ser pequenina tem uma boa variedade de espécies e por 1,50€ podem levar um cesto com comida para ir oferecendo aos animais.


Preparem-se para vir de lá a cheirar a cavalo e com as mãos todas babadas mas aposto convosco que os pequenos iram adorar, vocês, que ás vezes são bem piores que os miúdos, deixem-se de nhónhós, deixem os pequenos sujarem-se a máquina depois lava!

 

You Might Also Like

0 comentários

A vossa opinião é importante

@carpideira.euforica_blogue