Happy 40th The Body Shop
setembro 01, 2016
A culpa é desta senhora.
Já lá vão 40 anos.
40 anos a inovar o mundo, a manter o planeta, a cuidar das pessoas com as pessoas, a proteger os animais, 40 anos disto e agora com o novo compromisso Enrich Not Exploit™ que já vos falei que fixa objectivos para se tornarem na Empresa Mais Ética e Sustentável do Mundo.
Sempre um passo à frente, desde o lançamento do Trade not Aid em 1987, para quem não está a par é o programa de comercio justo com as comunidades da industria da beleza, à invenção da primeira Body Butter em 1992 e inovação numa boa parte do que é o cuidado do corpo.
Em 2013, finalmente e ao fim de 20 anos de campanhas e mais campanhas contra os Testes de Cosmética em Animais foi finalmente possível a pessoas como eu festejarem a proibição da importação e venda de produtos e ingredientes testados em animais na Europa, apesar de a luta continuar na tentativa de consciencialização a nível mundial. Foi esta a principal e primeira razão para ser consumidora da marca.
Aos 40 anos a The Body Shop vai lançar o projecto das Bio-Pontes uma iniciativa para proteger e regenerar 75 milhões de metros quadrados de habitats danificados é coisa pouca e ajudar as comunidades de viverem de forma mais sustentável.
A isto a empresa acrescenta mais novidades, novas embalagens inovadoras e sustentáveis através da implementação do AirCarbon™, uma nova alternativa ao plástico. Vêm aí também uma nova linha de produtos faciais 100% vegetarianos E uma inovadora linha de fragrâncias que capturam a essência rara, preciosa e viva dos aromas sem danificar a natureza eu já estou a sofrer de ansiedade.
Assim sendo, acho que podemos concluir que esta empresa, tem vindo a evoluir da melhor maneira desde 1976 quando a dita Senhora abriu a primeira loja em Brighton são cerca de 3.300 lojas presentes em 65 países que empregam mais de 22.000 pessoas. Em Portugal são 27 Lojas e 125 empregados.
Nas palavras do seu CEO Jeremy Schwartz:
“Sempre fizemos coisas diferentes, sempre fugimos às regras, fomos arrojados,
fomos audazes. Usamos as nossas lojas e produtos para abordar questões ambientais
e de direitos do Homem; inspiramos e mobilizamos os nossos empregados e clientes
a agirem e os resultados estão aí. Ao olharmos para os próximos 40 anos, o
nosso compromisso para uma mudança positiva está mais forte do que nunca. Os
nossos produtos enriquecem, mas nunca fazem falsas promessas e nunca foram
testados em animais”.
O que é que se pode dizer mais?
São 40 anos de beleza em todas as suas formas, uma beleza que eu tenho vindo a acompanhar, divulgar e apoiar sempre que possível. São 40 anos a provar que os negócios podem ser uma força positiva e com uma forte componente social.
Um muito obrigado por estes anos e por todos os que ainda estão para vir.
A marca assinala nestes 40 anos alguns dos muitos marcos importantes da sua história:
1976: The Body
Shop abre a sua primeira loja no dia 26 de Março em Brighton, na costa sul de
Inglaterra. Em 1978 abre a sua primeira loja franchisada fora de Inglaterra: um
quiosque em Bruxelas e em 1982 abrem cerca de 2 lojas novas por mês.
1977: The Body Shop lança a
famosa linha facial de Vitamina E, que resistiu ao teste do tempo. O primeiro
produto da linha de Vitamina E foi o Vitamin
E Moisture Cream.
1981: The Body
Shop apresenta a icónica fragrância sem crueldade - White Musk® - a primeira a
ser produzida com óleo de almíscar vegetariano. White Musk® permanence um icon da The Body Shop. Black Musk é o último
complemento da linha.
1985: The Body Shop lança a
refrescante Peppermint Foot lotion depois dos corredores da Maratona de Londres
se terem dirigido à loja a queixarem-se dos pés cansados.
1986: A campanha Save the Whale foi lançada juntamente com a organização
Greenpeace – a primeira grande campanha lançada por Anita Roddick, que visava
chamar à atenção para a ameaça contínua a que estes grandes mamíferos estavam
sujeitos. A The Body Shop foi uma das
primeiras marcas de produtos de beleza a usar uma alternativa ao esperma de
baleia, recorrendo ao óleo de jojoba.
1987: ‘Trade not aid’ era uma
filosofia que Anita Roddick acreditava poder ser eficaz para ajudar a diminuir
a pobreza. O primeiro produto de Comércio com as Comunidades da The Body Shop foi um footsie roller (massajador para os
pés), produzido no sul da Índia. Graças às relações comerciais com a The Body
Shop, a Teddy School abriu em 1994, permitindo que as crianças locais
frequentassem a escola. A relação da marca com a Teddy Exports permanece até
aos dias de hoje.
1990: Ano da fundação da The Body Shop Foundation, uma instituição de caridade
que financia grupos que defendem os direitos do homem e o ambiente.
1992: O lançamento da primeira Body Butter, de Manga. Desde o
seu lançamento que se tornou num dos produtos mais famosos da marca. Foi
imitada e copiada, mas continua a ser única e a arrecadar prémios por todo o
mundo.
1996: A campanha
Contra Testes em Animais levou à proibição dos testes em animais em produtos e
ingredientes em Novembro de 1998 no Reino Unido e foi a maior petição de sempre
(quatro milhões de assinaturas) a ser entregue na Comissão Europeia.
1997: The Body Shop foi a primeira empresa de cosmética a quem
foi concedido o Humane Cosmetics Standard instituído por vários grupos
internacionais de proteção animais.
1997: Lançamento do icónico óleo de Tea Tree. O pequeno
frasco é uma solução natural muito amada por quem tem borbulhas e procura uma pele
limpa. O óleo de tea tree, originalmente comprado na Austrália, vem agora do
fornecedor Comércio com as Comunidades do Quénia.
1998: The Body Shop torna-se
membro fundador da iniciativa Ethical Trading. O seu empenho na defesa dos
diretos do homem moldou sempre a forma como a marca se relaciona com os seus
fornecedores em todo o mundo. Estabelece relações fortes com os fornecedores e,
juntos, trabalham para que o comércio ético esteja no centro das suas relações
comerciais. A The Body Shop acredita que é assim que os negócios devem ser conduzidos.
1998: O lançamento da linha de
Cânhamo que provocou uma grande controvérsia
quando a imprensa noticiou a relação entre o Cânhamo e a Cannabis. O lançamento
foi um sucesso e o produto é, ainda hoje, um best seller.
2003: A Campanha “Acabar com a Violência Doméstica” foi
lançada para angariar fundos para apoiar as vítimas de violência doméstica.
2006: L’Oréal compra
a The Body Shop e sente-se orgulhosa de ter no seu portfolio uma empresa de
sucesso, orientada para a natureza e com uma poderosa herança assente em
valores fortes e bem definidos.
2007: The Body Shop torna-se a primeira empresa de cosmética a comprar
óleo de palma plantado de forma sustentável.
2008: The Body Shop apresenta frascos feitos de PET 100%
reciclados
2009: The Body Shop e a ECPAT International lançam a campanha
“Vamos acabar com o Tráfico de Crianças e Jovens” que provocou mudanças jamais
pensadas e juntou mais de 7 milhões de assinaturas de clientes em todo o mundo,
sendo que mais de 20 países se comprometeram a adoptar uma nova legislação como
resposta à petição. Foi a maior campanha de sempre promovida pela The Body Shop.
2012: Lançamento de Drops of Youth™ Concentrate. O produto, que tem uma fórmula 98% natural e uma tecnologia
de células estaminais, tornou-se o produto mais vendido na marca.
2012: The Body Shop lança o
projecto Madeira Positiva, para compensar todo o papel à base de madeira que é
utilizado nas embalagens primárias, secundárias e em trânsito. Em 2012, o foco
foi a Floresta Tropical Atlântica no Brasil e o Sul dos Andes, no Equador.
2013: Ao fim de 20 anos de campanha, a The Body Shop celebra a proibição
de importar e vender produtos e ingredientes de cosmética que tenham sido
testados em animais na Europa.
2015: The Body Shop lança uma
nova linha facial, Oils of Life™, que contém três
poderosos óleos: óleo de sementes de cominhos pretos, óleo de rosa mosqueta e
óleo de camélia, famosos pelas suas excecionais propriedades revitalizantes. A
nova linha premium, juntamente com a nova linha para o corpo, Spa of the World™, foram e continuam a ser um verdadeiro sucesso!
2016: The
Body Shop lança o Compromisso: Enrich Not Exploit ™ - está nas tuas mãos.
@thebodyshoppt
0 comentários
A vossa opinião é importante