O Museu do Brincar

junho 04, 2021

 


Prontos para esta viagem?
Eu nunca lá tinha ido, ela já, umas 4 vezes, com a escola e com os avós que normalmente chegam cá a casa tão felizes quanto ela, tinha uma pequena ideia ao que ia, sabia que havia uma escola à antiga, uma casinha de bonecas em tamanho grande e um piano.



Sabia que seria divertido mas confesso que não tinha a noção do quão divertido seria, não só para ela mas para nós também, o tempo passou a voar e saímos os 3 de lá com o modo criança activo (e cansados também).

Pensei bastante como vos poderia dizer o quão fixe foi isto sem vos tirar o efeito surpresa que me parece tornar tudo ainda mais mágico e cheguei à conclusão que talvez se partilhando o que escrevi ao o museu na nossa troca de emails talvez vos desse uma luz:

"Antes de mais nada tenho que dizer que fiquei apaixonada pelos vossos museus, estava à espera que fossem giros mas não estava a contar em me divertir tanto, a história, o passar por coisas da minha infância e poder dividir isso com a minha filha foi maravilhoso mas o melhor de tudo foi encontrar um espaço onde me consegui esquecer que sou adulta e brincámos os dois com ela como se a diferença de idades não existisse de todo. Um muito obrigada por isso.

É um Museu que não parece um museu, nascido de um amor por tudo quanto o brincar envolve e uma parceria entre os fundadores Ana Barros e Carlos Rocha, que me parece ter dado óptimos frutos e muitos merecidos prémios. É daqueles poucos museus feitos para as crianças explorarem sem terem de andar certinhos, bem comportados e de mãos nos bolsos, é permitido tocar, jogar, sentir com todos os sentidos. É tão importante que sejam motivados a ir a museus, a conhecer a nossa história, a se encherem de cultura, e aqui sem dúvida tem não só a parte histórica como a divertida, no passado, presente e futuro.

 


Podem encontrar uma sala de exposições, um ateliê, uma sala de música, uma casinha de bonecas em tamanho grande, um castelo com direito a trajes e masmorra, a sala de aulas à antiga, podem fazer o vosso teatro e tudo quanto a imaginação permitir.





Curiosidades

  • As crianças até aos 3 anos não pagam entrada.
  • O Bilhete tem o valor de 4.00€
  • Existe o bilhete conjunto para o Museu do Brincar e a Casinha de Bonecas por 6,00€ (não têm de visitar os dois no mesmo dia).
  • O Museu abre de Terça a Domingo das 14h às 18h.
  • Encerrada aos feriados.
  • O Museu aceita doações por isso se tens aí em casa algum brinquedo digno de fazer parte desta colecção e o queres conservar devidamente fala com eles.
  • A visita pode ser feita rápidamente se quiserem só ir conhecer a colecção, eu diria que em 1h conseguir ver tudo ao pormenor mas levando as crianças o dificil é tirar as crias de lá, nós ficámos lá umas horas.
  • Podem inscrever-se para a newsletter aqui.
  • Outras coisas vão aqui ao site.

E esse Covid?
  • É obrigatório o uso de máscara.
  • Deve ser mantida a distância de segurança.
  • Há gel para desinfestar as mãos.

You Might Also Like

0 comentários

A vossa opinião é importante

@carpideira.euforica_blogue