Praia para ela, ansiedade para mim!

julho 09, 2018


Acontece que hoje a minha filha foi para a praia, com a escola.
Acontece também que a minha rica cria A-DO-RA praia, areia, mar, ondas, sol, baldes, baldes com água, pirolitos, boias para a água, saltar ondas, ...
Acontece que apesar de eu não gostar de praia, de me arrepiar toda só de pensar em areia, de não meter o pézinho no mar das poucas vezes que lá vou por ano porque "o mar enrola na areia" e sim o que traz é areia mesmo, que se enfia em todo e um sem fim de sítios onde não deve sem duvidada nenhuma estar, euzinha, fui a primeira a dizer "claro que vai para a praia com os colegas", óbvio.

Nunca lhe ia tirar esse prazer que eu sei que ela terá, mas (e colocamos um grande MAS aqui), eu que vivi um bom par de anos ali na Costa-Nova, onde ainda temos casa, eu que nessa altura não tinha telemóveis nem redes sociais nem porra nenhuma, eu que tinha que ficar a tomar conta do gandim do meu irmão que numa outra encarnação deve ter sido peixe-papa-areia-da-duna sem juízo ou noção do perigo, por essa altura, de cada vez que ouvia uma ambulância saía direita á praia e por diversas vezes vi o que não queria.
A nossa casa fica a uns 5 minutos a passo caracol da linha do mar, antigamente até conseguíamos ver o mar de lá, o meu irmão estava designado a ficar apenas e só naquela parte da praia, claro que estava em todas menos essa. Acontece que ali naquela zona há muita gente que acha que por viver á beira mar nasceu com pés de sereia e não teme o mar, volta e meia os nadadores tinham que ir buscar alguém mais aflito e regra geral acabava por ser alguém conhecido. Felizmente a maioria acaba por se safar mas houve uma vez que não, ouve uma vez que não se chegou a tempo e eu que tinha ido a correr ver se o chanfrado do meu irmão estava bem, vi, do cimo da duna, uma criança a ser socorrida, estava inerte e meia esverdeada e não, nunca mais acordou. Disseram-me mais tarde que tinha entrado no mar depois de comer, estava um dia de muito calor, houve choque térmico, aparentemente desmaiou e foi com a corrente, não percebi do que é que morreu ao certo mas morreu e eu vi.
Adiante.
Não gosto de praia.
Morro de medo que a minha cria se aventure, ela é destemida e com a mania que não precisa de ajuda, é cagarolas bem sei mas não me parece que seja com o mar, confia nele.
Vou buscar a peixinha não tarda e estou louca para saber como correu, com sorte não me conta nada que é o que acontece sempre. Deve estar tudo bem porque era só de manhã e o meu telemóvel não tocou, sim, porque eu estive colada a ele toda a manhã, feita parva bem sei.
Não se trata de falta de confiança em quem a cuida e guarda, nada disso, é aqui uma cena que tenho dentro...
Perguntei na escola onde é que eles iam fazer praia exactamente, pensei muito seriamente em ir para lá tomar um cafézinho ao longe, tipo olheira armada em treinadora de bancada, fui forte mas estive toda uma manhã em sofrimento interno e acho que isto vai ser os meus próximos 15 dias.
Agora é a parte em que vocês como queridos que são me vão deixar um monte de comentários a contar as vossas experiências com as vossas crias que com certeza comprovam a parvoeira que isto tudo é, certo?

You Might Also Like

0 comentários

A vossa opinião é importante

@carpideira.euforica_blogue